quarta, 1 de junho de 2016, 16:10:19

Cuidados com o HPV

O QUE É HPV?

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus comum que afeta tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 200 tipos identificados, sendo que 40 tipos têm preferência pela região genital e 15 tipos podem desenvolver doenças.

Estudos apontam os HPVs 16 e 18 como responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero e os HPVs 6 e 11 como responsáveis por 90% das verrugas genitais em homens e mulheres.

QUAIS OS TIPOS DE DOENÇAS CAUSADAS PELO HPV?

As infecções por HPV são responsáveis por 100% das verrugas genitais, 99% dos casos de câncer do colo de útero, 88% do câncer anal, 54% do câncer de vulva e vagina, 42% do câncer de pênis e 30% dos casos de câncer de cabeça e pescoço.

COMO OCORRE A INFECÇÃO PELO HPV?

A principal via de infecção é a transmissão sexual, o que ocorre em 95% das vezes, mas a infecção pode ocorrer também por meios não sexuais como da mãe para o recém-nascido, compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, sabonetes e vasos sanitários.

COMO FUGIR DO HPV?

O uso do preservativo é imprescindível, mas no caso do HPV, não garante 100% de eficácia, pois o vírus pode estar alojado em partes da área genital que estão fora do alcance do preservativo. Como proteção primária, a infecção por HPV pode ser prevenida pelo uso de vacinas que induzem a produção de anticorpos com a capacidade de impedir a penetração do HPV na célula. Para a prevenção secundária, exames médicos frequentes podem evitar a progressão da doença, como é o caso do Papanicolau.

A vacina contra o HPV encontra-se disponível na Loja 13, na Rua Souza Naves, 3205 (C/ Rua Maranhão). O telefone é o (45) 3096-1313.