quarta, 22 de junho de 2016, 10:10:22

Farmácia Popular

Não é necessário efetuar cadastro para utilizar o programa Farmácia Popular, para ter acesso, basta que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita, laudo ou atestado médico. Na falta de CPF, você deve providenciá-lo junto ao órgão competente, a fim de adquirir medicamentos pelo Programa Farmácia Popular. Enquanto o usuário não possuir CPF, a farmácia não poderá efetuar venda pelo Programa, nem mesmo substituindo por outro CPF válido.

No caso de menores de idade, pode-se aceitar o CPF dos pais, até ser providenciado um próprio. Nessa situação, deverá ser avisado ao cidadão que existe limite por CPF para aquisição de medicamentos neste Programa. Para esta dispensação, deverá ser apresentada a certidão de nascimento ou RG comprovando a responsabilidade do menor.

O Farmácia Popular é um programa que procura ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no Brasil, e é realizado por meio de transferência de recursos do Ministério da Saúde, aos estabelecimentos farmacêuticos credenciados.

​Medicamentos para hipertensão, contraceptivos e diabetes ficam disponíveis em farmácias e drogarias privadas do país com valores até 90% menores que os cobrados normalmente. Isso não causa prejuízo à distribuição realizada na rede pública ou à implantação de farmácias populares em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades filantrópicas.