quarta, 2 de dezembro de 2015, 10:22:13

OS MELHORES ALIMENTOS PARA OSSOS FORTES

Para ter ossos fortes e saudáveis é importante consumir doses adequadas de cálcio. Além de constituir os ossos e os dentes, esse mineral ajuda os músculos a contraírem, os nervos a transmitirem os sinais para o cérebro, o sangue a coagular e as veias a expandirem e contraírem para o sangue poder circular.
Quando o consumo não é suficiente, o corpo acaba extraindo o cálcio necessário dos ossos, fazendo com que fiquem mais frágeis e quebradiços, o que pode prejudicar a locomoção e a qualidade de vida, principalmente em idades mais avançadas.
Veja abaixo alguns alimentos ricos em cálcio:

  • Leite e derivados (iogurte, queijos, etc.): além de serem excelentes fontes de cálcio, a absorção desse nutriente é maior nos laticínios do que em alguns vegetais, graças à vitamina D encontrada no leite. Para quem tem intolerância à lactose, produtos específicos sem essa proteína podem ser grandes aliados, já que contêm a mesma quantidade de cálcio que os “comuns”. Uma outra opção é o leite de soja enriquecido com cálcio. Já para quem está preocupado com a quantidade de gordura, é possível consumir esses alimentos com teor reduzido de gorduras.
  • Nozes e sementes: amêndoas, sementes de gergelim e de girassol também são boas fontes de cálcio, provendo (respectivamente), cerca de 75 mg, 37 g e 33 mg desse nutriente a cada 30g.
  • Vegetais como brócolis, couve chinesa, couve, repolho, mostarda: além de possuírem cálcio, possuem outros nutrientes como a vitamina K e o magnésio, que ajudam na absorção de cálcio em porcentagens equivalentes às dos laticínios.
  • Sardinha: peixe rico em cálcio, possui cerca de 400 mg desse nutriente por porção de 85 g.
Além da alimentação, é muito importante fazer atividades físicas regularmente, tais como caminhar, correr, levantar pesos ou praticar esportes, pois os exercícios estimulam a produção de novas células, fortalecendo o esqueleto.
Consulte o seu médico para saber qual a quantidade de cálcio e as atividades mais recomendadas para você!


Fonte: http://receitadevida.com.br/blog/2015/12/os-melhores-alimentos-para-ossos-fortes