Dicas para aproveitar o Carnaval com saúde e segurança

O período de Carnaval pode e deve gerar momentos de descontração e muita alegria, que deixam boas lembranças quando chegam ao fim. Mas antes de enfrentar a maratona de festas, bailes, desfiles e blocos ou colocar o pé na estrada, confira alguns cuidados para curtir esse período com saúde e segurança.

1 – Hidratação

Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas, como melância, melão, tangerina, laranja e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.

2 – Proteção solar

Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.

3 – Alimentação

Evite alimentos gordurosos e apimentados. Prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.

4 – Doenças

Contatos íntimos (como o beijo) são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatites virais (B e C).

5 – Dengue, zika e chikungunya

Antes de viajar, identifique os locais onde a água pode ficar parada em sua casa. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva.

6 – Vacinação

Manter as vacinas em dia é sempre importante para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.

7- Documentos em mãos

Nunca saia de casa sem ao menos um documento de identificação, como RG ou carteira de habilitação. Boa dica é escolher apenas um deles, para evitar dor de cabeça caso o pior aconteça e você perca ou seus pertences.

8- E lembre-se: saiba falar e ouvir “não”

Há quem diga que o consentimento é algo difícil de interpretar ou definir. Mas na verdade é bem simples: nunca faça algo que a outra pessoa não queira. Isso inclui tocar, beijar, pegar na mão e assim por diante. Mesmo que a pessoa não diga claramente “não”, há sinais que indicam a recusa, como virar a cara, se afastar ou simplesmente não te dar bola.

Insistir ou forçar são formas de violência e assédio, assim como puxar os cabelos ou agarrar à força. O melhor caminho é sempre agir com bom senso e respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *