Eficazes e acessíveis: conheça os benefícios dos genéricos

Com a receita em mãos, você já descobriu, ao chegar nas Farmácias Estrela, que o tratamento seria mais acessível do que o previsto? Isso é possível graças aos medicamentos genéricos, elaborados com as mesmas características dos medicamentos de referência. Em alguns casos, porém, a surpresa com a alternativa mais em conta pode ser acompanhada de receio sobre a sua eficácia.

Neste 20 de maio é celebrado o Dia Nacional do Medicamento Genérico e neste texto vamos explicar melhor o que eles são, se realmente funcionam e quais as diferenças em relação aos medicamentos originais. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então continue a leitura.

Mesmo com esses produtos fazendo parte da realidade brasileira desde 1999, quando foi implementada a Lei dos Genéricos, algumas pessoas ainda podem ficar em dúvida ao escolher sobre qual deles adquirir. Se é o seu caso, leia a matéria para entender por que o preço dos genéricos é menor e por que eles são confiáveis.

Os medicamentos genéricos são fabricados para serem iguais a um medicamento de marca. Isso significa que eles têm a mesma quantidade de princípio ativo e seguem as mesmas normas de segurança e qualidade dos medicamentos de referência. Em outras palavras: os genéricos funcionam da mesma maneira e proporcionam o benefício clínico semelhante ao de sua versão convencional.

Ainda assim, o produto genérico, o similar e o de referência podem ser fabricados por laboratórios diferentes. Por isso, embora seguindo mesmas normas e utilizando o mesmo princípio ativo, pode haver alguma diferença no processo interno de fabricação, acondicionamento ou distribuição, dependendo do laboratório e sua cadeia de fornecedores. Algumas empresas fabricantes podem ser vistas com mais ou menos confiança pelo consumidor, havendo liberdade de escolha.

Preços mais baixos

Mas por que, então, a diferença no preço pode ser significativa? Ao desenvolver um medicamento, as empresas têm um custo altíssimo para viabilizar os estudos clínicos que demonstrem a eficácia do produto. A opção genérica estará disponível somente após a exclusividade do medicamento de referência acabar. E justamente por isso o valor é menor: os fabricantes não precisam realizar todas as pesquisas necessárias para desenvolver uma fórmula inovadora, pois ela já estará pronta.

Além do preço geralmente mais vantajoso ao consumidor, a prescrição pelo nome genérico possibilita ao farmacêutico a substituição do medicamento por outro medicamento de igual efeito terapêutico esperado em relação ao de referência. Somente o farmacêutico pode realizar a intercambialidade desses medicamentos.

Vantagens dos medicamentos genéricos

Não é só no seu bolso que os genéricos fazem a diferença. A chegada destes produtos é importante também em larga escala, para tornar a ciência acessível ao maior número possível de pessoas. Saiba por que os medicamentos genéricos são importantes:

  • Estimulam a concorrência, reduzindo os preços de medicamentos de referência
  • Aumentam do acesso da população a medicamentos seguros e eficazes
  • Promovem atualização contínua nos testes de bioequivalência
  • Desenvolvem a indústria e o aperfeiçoamento de medicamentos
  • Incentivam o crescimento do mercado farmacêutico e estimulam a economia

Medicamentos similares

Além dos medicamentos de referência e dos genéricos, as farmácias também oferecem a opção dos medicamentos similares. A fórmula do similar tem o mesmo princípio ativo que o seu medicamento de referência. Ele se diferencia do medicamento de referência por ter prazo de validade, embalagem, rotulagem, tamanho ou forma diferentes. O medicamento similar pode substituir o de referência, sempre que sua equivalência for comprovada por testes laboratoriais.

Dúvidas? Consulte um farmacêutico

Se mesmo depois dessa explicação, você ainda tiver dúvidas sobre qual medicamento usar para dar início ao seu tratamento, consulte um farmacêutico. Ele é o responsável técnico pelo estabelecimento de saúde e tem autonomia e conhecimento para fazer a intercambialidade quando combinado e autorizado pelo cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *