O inverno é a época de maior incidência de doenças respiratórias, como os resfriados e gripes, além de desencadear crises em portadores de asma, rinite e sinusite ou, até mesmo, agravar-se para uma pneumonia. Durante esta época do ano, em que as temperaturas estão mais baixas e o ar mais seco, a circulação de vírus e bactérias é maior, uma vez que a tendência é que as pessoas fiquem em ambientes fechados, facilitando a propagação desses microrganismos, além de ter uma menor circulação de ar.
Por isso, durante o inverno, alguns cuidados são importantes para prevenir as principais doenças que surgem neste período. Além das que atingem o trato respiratório, podemos destacar outras enfermidades como a conjuntivite, o sarampo, a rubéola, a caxumba e a varicela, também conhecida como catapora e a meningite meningocócica, que pode ser provocada por vírus ou bactérias, como o meningococo, o pneumococo, entre outras. A meningite pode ser muito grave e tratá-la precocemente é o que pode garantir a sobrevivência do paciente.
As crianças, os idosos e pacientes imunossuprimidos precisam ter atenção redobrada durante essa estação do ano, pois tendem a ter o sistema imune mais fragilizado.
Dicas para manter os cuidados com a saúde durante o inverno:
● Tome as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19, que ajudam a reduzir as chances de infecção ou de agravar alguma doença;
● Tome bastante água;
● Faça com que o ar circule nos espaços e mantenha os ambientes ventilados;
● Mantenha o organismo saudável e com boa imunidade. Para isso, tenha uma alimentação saudável, e inclua alimentos ricos em vitamina C;
● Pratique atividade física, que ajudará a fortalecer o sistema imunológico;
● Mesmo com a baixa incidência de raios solares durante o dia, é importante continuar com o uso de protetor solar mesmo durante o inverno.
● Mantenha os hábitos desenvolvidos durante a pandemia, como lavar sempre as mãos com água ou sabão e usar álcool em gel, procurar utilizar-se de máscaras faciais principalmente em ambientes fechados e de muita movimentação de pessoas, praticar o distanciamento social sempre que possível e a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar, além do uso de lenços descartáveis.
Além de tomar todos esses cuidados durante o dia a dia, consultar um médico e realizar um check-up anual é importante para manter a saúde em dia, fortalecer a imunidade e, assim, evitar não somente as doenças de inverno, como as que podem surgir nas demais estações do ano.