As doenças sazonais e suas conexões com as estações do ano

As doenças sazonais, como o próprio nome indica, são aquelas que apresentam maior incidência em determinadas épocas do ano, geralmente relacionadas às mudanças climáticas e comportamentais que acompanham as estações, como maior ou menor volume de chuvas e temperaturas mais altas ou mais baixas. Todos esses fatores implicam possíveis reações, o que pode levar a algum tipo de doença. Por exemplo, durante a primavera, são mais comuns crises alérgicas devido a uma maior presença de pólen no ar.

 

Doenças sazonais do outono e inverno 

Há uma incidência maior de doenças infecciosas que afetam o trato respiratório durante as estações mais frias do ano, principalmente, porque as pessoas tendem a ficar mais em locais fechados. As doenças sazonais do inverno e outono mais frequentes são:

Gripe: é uma infecção causada pelo vírus influenza. Ela atinge o sistema respiratório e o nível de transmissão é muito alta. Não existe medicamento para curar a gripe, somente para controlar os sintomas. O ideal para a prevenção é se vacinar.

Resfriado: o resfriado comum pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, o mais frequente deles é o rinovírus. O resfriado pode ser confundido com gripe, mas os sintomas, costumam ser mais brandos.

Asma: é uma doença crônica, não existe cura e pode afetar pessoas de quaisquer idades. Ela não é transmissível e causa inflamação nas vias aéreas.

Pneumonia: é uma inflamação que atinge os pulmões. Os vírus causadores de doenças respiratórias, se não tratados corretamente, podem evoluir para quadros de infecções bacterianas mais graves. Esse é o caso de gripes comuns que acabam se tornando internações por pneumonia, principalmente em crianças e idosos.

 

Doenças sazonais de primavera e verão

Durante a primavera, uma das doenças sazonais mais comuns são as alergias, como rinite alérgica, devido ao aumento da quantidade de pólen no ar.

Já no verão temos, principalmente, as arboviroses, ou seja, doenças transmitidas por insetos, como Dengue, isso se deve ao clima quente e úmido que favorece a proliferação dos mosquitos. As doenças sazonais de primavera e verão mais frequentes são:

Rinite alérgica: a rinite alérgica é uma inflamação das passagens nasais causada por uma reação alérgica a pólen, ácaros, mofo ou outros alérgenos.

Conjuntivite alérgica: conjuntivite alérgica é uma inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste a parte branca do olho e a parte interna da pálpebra.

Desidratação: quando o tempo está mais quente, o nosso corpo perde mais água, aumentando o risco de desidratação.

Otites: são bastante frequentes no verão, porque acabamos indo mais em piscinas e em praias, o que aumenta o risco de inflamação e infecção no canal auditivo.

Micoses: as áreas quentes e úmidas do corpo são perfeitas para o desenvolvimento de fungos, principalmente quando estamos em ambientes como piscinas e praias e usamos roupas molhadas.

Intoxicações alimentares: acontecem pela ingestão de alimentos e bebidas contaminados com micro-organismos que se proliferam com mais facilidade devido ao calor.

Arboviroses: são doenças virais transmitidas por insetos, como a Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, que podem ser transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado com os vírus dessas doenças. Na primavera e no verão, esse mosquito aproveita depósitos de água parada para se reproduzir. No Brasil foi registrado dois milhões de casos de Dengue nos três primeiros meses de 2024. E por consequência, mais de dez estados brasileiros decretaram epidemia.

 

É possível prevenir as doenças sazonais?

É importante estar atento a essas condições sazonais e adotar medidas preventivas para cuidar da saúde durante as estações.

Vacinação: como as doenças sazonais costumam ser frequentes e já são bastante conhecidas por médicos e órgãos de saúde, é comum que os calendários de vacinação acompanhem as estações do ano. Como é o caso da vacina da gripe (influenza) e a mais recente, a da dengue (Qdenga)

Hábitos saudáveis: pessoas com sistemas imunológicos frágeis ou comprometidos têm maior propensão a sofrer com as doenças sazonais. Manter hábitos saudáveis é fundamental para fortalecer a imunidade. Manter uma alimentação equilibrada, fazer uso de suplementos e vitaminas, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e manter uma boa higiene pessoal são medidas que podem contribuir significativamente para fortalecer o sistema imunológico.

 

Farmácias Estrela

A Rede de Farmácias Estrela tem como objetivo cuidar de pessoas, por isso em todas as estações do ano nossa equipe altamente qualificada está sempre pronta para te orientar e ajudar a escolher os produtos ideais para você com serviços e atendimento personalizado, com foco em suas necessidades e objetivos específicos.

Vá até a Estrela mais próxima e cuide-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *