Autoteste para Covid-19 chega a lojas da rede de Farmácias Estrela; saiba como funciona

Exame não define um diagnóstico, que deve ser realizado por um profissional de saúde. Resultado deve ser utilizado apenas como orientação

A rede de Farmácias Estrela iniciou a comercialização de autoteste de Covid-19 em todas as lojas de Cascavel e região. O produto permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional.

O produto disponibilizado será o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, primeiro autoteste aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 17 de fevereiro deste ano.

Com sensibilidade (capacidade de detectar a presença do vírus) de 98,38%, o produto foi aprovado para uso com amostra coletada a partir de swab (cotonete) nasal, de forma não profunda, com resultado após 15 minutos.

O autoteste inclui os seguintes componentes: 1 swab (cotonete) de coleta, 1 cartão teste (cassete) fornecido em sachê aluminizado e 1 tubo plástico com líquido (solução tampão para extração), além da bula com as instruções de uso. Os kits de testagem serão vendidos a R$ 59,90.

Aprovados pela Anvisa, os autotestes foram incorporados pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Expansão da Testagem. A estratégia é complementar e deverá ser usada como forma de triagem dos casos, alerta o ministério. No Brasil, o autoteste não vale como atestado médico ou para viagens internacionais, por exemplo.

 

Como funciona

A Anvisa recomenda a utilização do autoteste entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo). Caso o paciente não tenha sintomas, ou em caso de contato com alguém infectado, a recomendação é de aguardar pelo menos cinco dias para a realização do autoteste.

O resultado do autoteste serve como uma orientação para o paciente, mas não é considerado um diagnóstico. Caso o resultado seja positivo, o paciente deve imediatamente evitar o contato com outras pessoas para minimizar a transmissão da Covid-19. E, quando possível, deve procurar atendimento especializado de profissionais de saúde para confirmar o diagnóstico.

O QR Code disponível na bula do autoteste dá acesso a um link (cpmh.com.br/autoteste) com um vídeo que traz todas as orientações sobre o uso do produto. Além disso, a CPMH disponibiliza uma central de atendimento, na qual profissionais da saúde especializados esclarecem dúvidas sobre a correta utilização do autoteste. O atendimento pode ser realizado via contato telefônico (0800), e-mail e por mensagens no aplicativo WhatsApp.

 

Como o autoteste confirma a infecção?

Há três resultados possíveis que o dispositivo aponta: negativo, positivo e inválido. Quando negativo, aparece um risco na letra C do autoteste. Se positivo, o bastão fica com risquinhos, na letra C e T. Se o resultado for inválido, ele apontará somente a letra T ou ficará sem nenhum risco.

 

Deu positivo, e agora?

De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de resultado positivo, o indivíduo deverá ser avaliado por um profissional de saúde, que também notificará o caso no sistema e-SUS, do governo federal. A pessoa será orientada a ficar isolada, manter a higiene das mãos e dos ambientes, e usar a máscara para quebrar a cadeia de transmissão. Se o indivíduo tiver piora dos sintomas, deverá procurar o médico para uma nova avaliação.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas e dores no corpo. São considerados sinais e sintomas graves: falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose, letargia, confusão mental e sinais de desidratação.

 

Sobre a rede

A rede Estrela conta atualmente com 23 lojas, entre elas uma especializada em manipulação – que carrega o selo Sinamm (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral) de qualidade -, distribuídas nas cidades de Cascavel, Corbélia, Cafelândia e Assis Chateaubriand, além de uma Distribuidora de Medicamentos. Uma estrutura que gera mais de 500 empregos diretos e que abarca, entre seus diferenciais, uma loja com atendimento 24 horas, uma dedicada a cuidados especiais e nutrição, além de outras sete unidades preparadas, com profissionais habilitados e salas projetadas, para a aplicação de vacinas em todas as faixas etárias, e também cinco lojas equipadas para a realização de testes de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *