Dia Nacional da Imunização: conheça as vacinas disponíveis e saiba quais você precisa tomar

Data foi escolhida para reforçar a importância de estar imunizado contra doenças que têm potencial letal ou de causar prejuízos à saúde da população

O dia 9 de junho foi escolhido como o Dia Nacional da Imunização. A data ganha ainda mais importância com as quedas na cobertura vacinal no país nos últimos anos. Além disso, em um momento pandêmico, também serve de alerta para reforçar a importância da vacinação como antídoto para doenças com potencial letal ou com possibilidades reais de causar prejuízos graves à saúde humana. Só a imunização contra a doença nos permitirá sair deste cenário mais rapidamente e com segurança.

Esteja atento às convocações, tome as doses necessárias para estar imunizado contra essa doença e mantenha os protocolos já conhecidos: evite aglomerações, use máscara e mantenha as mãos sempre bem higienizadas, com água e sabão ou álcool gel. Assim você se protege da doença enquanto evita que o vírus se propague com mais rapidez e faça ainda mais vítimas. Da mesma forma, também observe o calendário nacional de vacinação para se garantir contra as doenças sazonais, aquelas que costumam registrar mais casos de acordo com o período do ano ou a região.

A vacina contra a gripe (H1N1), por exemplo, reforça o organismo contra a doença que costuma acometer muitos nas estações mais frias do ano. A tetra valente protege contra quatro tipos de vírus: duas cepas do vírus tipo A e outras duas do tipo B (AH1N1 e AH3N2+B+B). A vacinação é indicada apenas a partir dos seis meses de idade. É contraindicada apenas para quem tem alergia grave a algum componente da vacina ou apresentou reações após ter tomado o imunizante anteriormente.

Enquanto a gripe é causada por um vírus que atinge as vias aéreas superiores e os sintomas duram, em média, cinco dias, a pneumonia é uma infecção no trato respiratório, que pode se espalhar para o sangue e se alojar nos pulmões. E se mal diagnosticada e tratada, pode levar à morte. O melhor meio de prevenção é a vacina Pneumonia 13 Valente.

Já para a população acima dos 60 anos, a mais indicada é a Pneumonia 23 Valente. Que também pode ser aplicada em crianças a partir dos dois anos de idade.

A meningite bacteriana é uma doença que também “gosta” do inverno, já que, tradicionalmente, nos dias mais frios se passa mais tempo em ambientes fechados e o risco de aglomeração é maior, algo que a pandemia do coronavírus nos ensinou ser um risco. A meningite bacteriana pode levar à morte em 20% dos casos, sobretudo quando atinge crianças e idosos. E duas em cada dez que sobrevivem ao problema registram sequelas graves, como surdez, danos cerebrais e até amputações. Assim, é importante considerar a vacina contra a Meningite B para crianças e terceira idade e assim evitar problemas.

A Hepatite A é transmitida pelo vírus A da doença, ou HAV. A doença costuma ser benigna, mas os sintomas mais fortes e a letalidade aumentam conforme a idade. E ainda que sua forma mais comum de transmissão seja o contato das fezes com a boca – o que pode se dar com alimentos ou água contaminados – é transmitida também no contato com alguém já contaminado ou ainda entre crianças em creches ou ambiente escolar, por exemplo. A aplicação da vacina requer receita médica, e existe tanto a opção para a população adulta quanto a destinada às crianças.

Já a vacina da Hepatite B, também indicada para pessoas de todas as faixas-etárias, precisa ser aplicada como rotina em crianças logo após o nascimento – de preferência nas primeiras 12-24 horas – e aos 2, 4 e 6 meses de idade. Ela previne a hepatite crônica, que acomete até 90% dos bebês que são contaminados ao nascer.

Para pais e mães de recém-nascidos e crianças de até 9 anos, as vacinas necessárias estão disponíveis e precisam ser aplicadas. Ao todo, são 18 vacinas disponíveis para crianças e adolescentes. Para saber quais já podem ser aplicadas, acesse a página do Ministério da Saúde.

A rede de Farmácias Estrela conta com uma relação de vacinas disponíveis ao longo de todo o ano. Para ter acesso à lista de imunizantes e fazer a aplicação, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *