O coração é o primeiro órgão a se formar, ainda no estágio embrionário. É o primeiro som que os pais ouvem do bebê e o órgão responsável por nutrir nosso corpo com sangue. Ele representa nosso ponto de partida e devemos cuidar dele com responsabilidade, protegendo seu pulsar vital.
Setembro Vermelho é uma iniciativa de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde cardíaca e a prevenção de doenças cardiovasculares. Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para garantir que o coração permaneça saudável.
É essencial conhecer as principais doenças cardiovasculares e seus sinais mais comuns, para que possamos identificar alterações físicas e buscar acompanhamento médico o quanto antes.
Acidente vascular cerebral (AVC)
- Confusão mental súbita;
- Formigamento;
- Diminuição da força de um lado do corpo;
- Dor de cabeça súbita e intensa;
- Alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial;
- Perda da visão súbita.
Infarto
- Dor no peito que, em geral, dura de 20 a 30 minutos;
- Dor na região próxima ao estômago, costas ou braço esquerdo;
- Falta de ar;
- Suor frio.
Insuficiência cardíaca
- Falta de ar;
- Inchaço dos pés e das pernas;
- Palpitações;
- Tosse seca;
- Cansaço excessivo.
Doença Arterial Periférica
- Dor na panturrilha ao caminhar;
- Colocação diferente dos dedos (mais pálidos ou arroxeados);
- Alteração na temperatura dos dedos (mais frios);
- Dificuldade na cicatrização de feridas (principalmente nas pernas e braços).
Muitas dessas doenças poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e com a prática de hábitos saudáveis para o coração. Como:
Cuidar da sua alimentação: é recomendado aumentar o consumo de frutas, verduras, cereais integrais (com fibras) e proteínas de carne branca, em especial os peixes e reduzir o consumo de sal, açúcares (carboidratos) e da gordura saturada.
Praticar exercícios físicos: a prática diária de exercícios físicos tem dois benefícios importantes: mantém o coração “em forma” e ajuda no controle do peso corporal. No entanto, pacientes com doenças pré-existentes, é recomendado seguir as orientações de um cardiologista.
Controle a pressão arterial: a pressão alta é um sinal de que o coração está fazendo um esforço maior do que o normal para bombear o sangue para o corpo. A pressão arterial que se mantém alta é chamada de hipertensão.
Reduza o colesterol: o colesterol alto também é um vilão para a saúde do coração. Os níveis elevados de colesterol e triglicerídeos podem provocar o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca e até o acidente vascular cerebral (AVC).
Regule a glicemia: o diabetes melito é uma doença no qual não há produção adequada de insulina. Com isso, não se consegue metabolizar a glicose. Os níveis elevados de glicose no sangue são um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.
Reduza o estresse diário: o estresse pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial; quando persiste por muito tempo, essas condições podem aumentar o risco de infarto e AVC.
Tire um tempo para o lazer: o lazer é fundamental para a saúde do coração. Priorizar o lazer no tempo livre aumenta a disposição e a energia e contribui para uma vida longeva.
Não fume: qualquer consumo é nocivo, e os malefícios também ocorrem com os “cigarros eletrônicos”.
Modere o consumo de bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode aumentar sua pressão arterial e causar o enfraquecimento do músculo cardíaco.
Tenha boas noites de sono: durma no mínimo 7h por dia! A privação do sono aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial e arritmias.
Visite regularmente o cardiologista: quando se trata de cuidar da saúde do coração, o acompanhamento de um médico cardiologista e a realização de exames são indispensáveis. Ao ouvir o coração com frequência, por meio das consultas e de exames, como eletrocardiograma, é possível detectar de forma precoce algumas doenças cardiovasculares, o que reflete em um tratamento com mais chances de sucesso.
Cuidar do coração vai além do aspecto físico, que bombeia sangue para o organismo; envolve também o coração em seu sentido metafórico, ligado às emoções. Esses dois aspectos estão profundamente conectados, e por isso é essencial adotar uma abordagem holística, integrando corpo e mente.
Conhecer o próprio corpo, reconhecer as emoções e estar em sintonia consigo mesmo são passos fundamentais para um bem-estar completo.
Leia também: http://Sedentarismo: o grande vilão dos tempos modernos
Rede de Farmácias Estrela
Nas Farmácias Estrela, sua saúde é nossa prioridade. Para apoiar a “Campanha Setembro Vermelho”, estamos oferecendo gratuitamente testes de glicemia e aferição de pressão em todas as nossas lojas, de 09 e 15 de setembro.
Além disso, em parceria com a OMRON, lançamos a campanha Blitz da Saúde!
Durante essa semana especial, teremos à disposição da comunidade um inovador aparelho de pressão de última geração. Este dispositivo não só mede a pressão arterial com precisão, mas também possui a função de eletrocardiograma (ECG), permitindo a detecção precoce de problemas como hipertensão e arritmias cardíacas.
A Blitz da Saúde acontecerá nas seguintes Lojas ⭐:
09/09 – Loja 7 – Av. Carlos Gomes, nº 2259 – Parque São Paulo
10/09 – Loja 10 – Av. Papagaios, nº 2085 – Floresta
11/09 – Loja 13 – Rua Souza Naves, nº 3205 – Centro
12/09 – Loja 01 – Rua Sete de Setembro, nº 3194 – Centro
13/09 – Loja 12 – Rua Pio XII, nº 1383 – Neva
Venha cuidar da sua saúde conosco! 🩺
Esperamos por você!