Fazer o armazenamento de medicamentos de forma correta, seja em casa, em farmácias ou até mesmo nos laboratórios, é fundamental para a segurança de todos e a qualidade dos produtos. Além de que, desse modo, o desperdício de matéria-prima também é controlado.
Medicamentos precisam de atenção especial desde o começo de sua fabricação, visto que eles são responsáveis por ajudar na saúde da população e controlar diversas doenças. É importante saber que existe uma legislação específica destinada a medicamentos orientada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Ministério da Saúde conta com um manual de Boas Práticas para Estocagem de Medicamento. Por isso, condições de estoque, como temperatura, armazenamento em ambientes controlados e transporte, devem estar de acordo com as orientações contidas nesse documento, garantindo a qualidade dos medicamentos conforme os padrões ideais.
Confira, a seguir, as dicas que preparamos sobre o armazenamento adequado de remédios.
Os cuidados com o armazenamento de medicamentos
Antes de falarmos sobre como armazenar medicamentos em casa, falaremos sobre como isso deve ser feito nas fábricas e farmácias. O primeiro passo é preparar de forma correta o local em que os remédios serão armazenados.
Para isso, é preciso assegurar que o ambiente esteja devidamente higienizado e receba iluminação e ventilação adequada. Ao não cumprir com essas medidas básicas, a integridade do medicamento pode ser corrompida, causando problemas para o consumidor final.
O transporte do medicamento deve ser feito de forma segura e rápida e, dependendo do tipo de produto a ser transportado, é necessário um carro especial. É o caso, por exemplo, de remédios que precisam ser mantidos em refrigeramento.
Ainda sobre a temperatura, alguns medicamentos precisam ser mantidos em níveis específicos para que não ocorra contaminação, deterioração ou reações químicas perigosas. Por isso, é de extrema importância ter o controle desse elemento.
Da mesma forma, é imprescindível manter um controle rigoroso de data de vencimento e estoque. Os medicamentos perderão sua função e qualidade após a data de vencimento, portanto, devem ser distribuídos e comercializados dentro do período indicado.
Como armazenar medicamento em casa
Assim como é preciso seguir alguns cuidados nas farmácias, em casa também são necessárias algumas precauções. Veja a seguir algumas dicas de como fazer o armazenamento de medicamentos em casa, assim como manuseá-los de forma correta.
- Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim. Pode ser numa caixa organizadora ou mesmo em um espaço somente para eles no armário. Evite guardá-los com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos;
- Coloque na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação do profissional de saúde. Não acondicione remédios na porta da geladeira, pois é um local que sofre mais alterações de temperatura;
- Se você costuma usar o porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para, no máximo, 24 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente limpos, secos e identificados com os nomes dos remédios;
- Não divida os comprimidos sem marcação e não abra aqueles que são revestidos por cápsulas;
- Não triture a medicação e evite consumi-la com sucos, chás ou leites que podem até impedir a absorção adequada do princípio ativo. Acostume-se a tomá-lo apenas com água;
- O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado para evitar erros e trocas com remédios de outras pessoas;
- Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento;
- Manuseie os medicamentos em lugares claros, nomeie as embalagens e leia o nome antes de tomá-los, para evitar trocas;
- Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez;
- Mantenha os remédios nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade;
- Observe frequentemente a data da validade e nunca tome medicamentos vencidos;
- Consulte um farmacêutico, caso observe qualquer mudança no remédio, como cor, mancha ou cheiro;
- Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Lave-o logo após o uso;
- Guarde os medicamentos suspensos ou de tratamentos antigos em local separado dos remédios em uso;
- Não passe o bico do tubo do medicamento em feridas ou na pele quando usar pomadas. Você pode contaminá-lo;
- Mantenha a receita médica junto aos medicamentos para tirar possíveis dúvidas quanto ao uso;
- Faça o descarte correto do medicamento.