Dengue: rede de Farmácias Estrela oferta teste rápido e vacina contra a doença

Dengue: rede de Farmácias Estrela oferta teste rápido e vacina contra a doença

Ainda que a principal preocupação sanitária do momento no Brasil seja a pandemia de Covid-19, os cuidados de prevenção relacionados a outras doenças endêmicas do país não devem ser deixados de lado. Esse é o caso da dengue, que somente no Paraná soma 71 mortes, 115.634 casos confirmados e 25.566 em investigação, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), configurando situação de epidemia da doença.

Nesse cenário, a realização de testes para diagnosticar a doença, a vacinação e, consequentemente, o tratamento correto contra o vírus são essenciais. A rede de Farmácias Estrela oferece as duas soluções.

Os clientes têm à disposição o teste rápido para a detecção de dengue. Ele realiza a detecção qualitativa do antígeno NS1 do vírus da dengue em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor. Esse tipo de teste é indicado para pessoas com suspeita de infecção aguda pelo vírus da dengue na fase inicial da doença, do primeiro ao quinto dia após o início dos sintomas. O resultado é liberado em até 20 minutos.

Além disso, também é possível se vacinar contra a dengue na Estrela. O esquema vacinal consiste em três doses, aplicadas em intervalos de seis meses entre elas, e é indicado para pessoas que se encontram em regiões onde a incidência da doença é maior.  A vacina é produzida com vírus atenuados, ou seja, enfraquecidos, e pode ser aplicada pelo menos após 30 dias da confirmação da infecção. No Brasil, a imunização, oferecida somente na rede particular, é indicada para prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos. No entanto, a Dengvaxia – nome da vacina – só pode ser feita por quem já teve a doença.

Ambos os serviços estão disponíveis na filial da rede Estrela localizada na Rua Souza Naves, 3205, no Centro de Cascavel, em frente ao Hospital Ceonc.

Além da imunização contra a dengue, a Estrela oferta vacinas contra gripe (Influenza), febre amarela, hepatite A e B (adulto e infantil), tríplice viral e HPV, para citar algumas. Pacientes também podem realizar exames de Covid-19, gravidez, hemoglobina glicada, perfil lipídico, vitamina D, tireoide, entre outros.

Para saber mais sobre todos os serviços disponibilizados pela rede Estrela, acesse nosso site.

Cuidados para evitar a dengue

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se prolifera em locais com água parada, como a que se acumula em pratos de vasos de plantas, calhas, garrafas e recipientes no quintal. Eliminar os focos de água acumulada é essencial para evitar a reprodução do inseto e a disseminação da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.