Jogar medicamentos vencidos ou sobras de tratamento no lixo comum ou no esgoto doméstico é uma prática prejudicial e irresponsável. Essa atitude coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente, exigindo medidas mais conscientes para o descarte correto desses resíduos.
Por que o descarte incorreto é perigoso?
Contaminação ambiental: os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de eliminar completamente as substâncias presentes nos medicamentos. Essas substâncias, quando lançadas no meio ambiente, podem contaminar rios, solos e lençóis freáticos.
Riscos à saúde: o descarte inadequado de medicamentos pode contribuir para o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos, dificultando o tratamento de doenças. Além disso pode haver o contágio através do consumo de água ou alimentos contaminados.
O descarte inadequado também coloca em risco pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores.
Como descartar medicamentos de forma correta?
Os locais de coleta são farmácias, unidades básicas de saúde e postos de coleta específicos são pontos autorizados para o recebimento de medicamentos vencidos ou com sobras. Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais, incluindo bulas e caixas, para facilitar a identificação e o descarte correto.
Agulhas e seringas devem ser descartadas em recipientes rígidos e resistentes à perfuração, como caixas de coleta específica para materiais perfurocortantes, disponíveis em unidades de saúde.
O que é feito com os medicamentos descartados?
Os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são encaminhados para uma usina de tratamento, onde passam por um processo de descontaminação. Após isso, são direcionados para aterros, que são locais específicos para o descarte de materiais sólidos.
No caso dos medicamentos vencidos e produtos químicos, a maioria é incinerada em usinas preparadas ambientalmente para essa finalidade. Isso é feito para garantir que esses materiais sejam eliminados de forma segura e sem causar danos ao meio ambiente.
Os medicamentos que ainda não estão vencidos, mas não serão usados, devem ser descartados?
É fundamental evitar acumular muitos medicamentos em casa, mesmo que ainda estejam dentro do prazo de validade. Descartar as sobras nos postos de coleta é a melhor prática, especialmente no caso de líquidos cuja embalagem já foi violada, pois mesmo estando dentro do prazo de validade, o produto pode ter sido armazenado de forma inadequada.
Além disso, é importante ressaltar que nunca se deve tomar medicamentos que mudaram de cor, textura ou cheiro, mesmo que ainda estejam dentro da validade. Esses sinais podem indicar que o medicamento está comprometido e pode não ser seguro para consumo.
Algumas dicas para acumular o mínimo possível de medicamento:
- No caso dos medicamentos isentos de prescrição médica, ou seja, aqueles que você não precisa de receita para comprá-los, só os adquira quando necessário;
- Não interrompa um tratamento por conta própria, siga exatamente o que o seu médico prescreveu;
- Compre a quantidade exata do medicamento ou, se não for possível, a mais aproximada do tratamento prescrito.
No ano de 2023, mais de três mil pontos de coleta de medicamentos foram implantados no Brasil, contribuindo para evitar que 53 toneladas de remédios fossem descartadas de maneira inadequada. Esse esforço coletivo demonstra a importância do descarte correto de medicamentos, que é uma responsabilidade tanto individual quanto coletiva.
Ao adotarmos medidas conscientes em relação ao descarte de medicamentos, estamos não apenas protegendo a saúde pública, mas também preservando o meio ambiente e contribuindo para um futuro mais saudável para todos. Cada ação nesse sentido faz diferença e é fundamental para promover um impacto positivo em nossa sociedade.
Farmácias Estrela
Em todas as lojas da Rede de Farmácias Estrela, você pode contribuir com o descarte correto de medicamentos em uma bombona disponível. Visite a loja mais próxima e converse com um atendente para saber mais detalhes, ou ligue para (45) 3223-0329.
Participe dessa iniciativa e faça a diferença! Lembre-se: pequenos gestos podem ter um grande impacto. Juntos, podemos promover um ambiente mais saudável e sustentável para todos.