Doenças respiratórias exigem cuidados extras com a saúde no outono-inverno

Doenças respiratórias exigem cuidados extras com a saúde no outono-inverno

Com as variações climáticas que ocorrem entre o outono e inverno, a circulação de vírus no ar aumenta. Por esse motivo, essas estações acabam sendo acompanhadas de doenças alérgicas e respiratórias, resultando nas principais causas de internações no país durante o período.

As temperaturas amenas e diminuição da umidade relativa do ar do outono e inverno acabam agravando essas doenças, em especial as alérgicas. Com um cenário marcado por oscilações de temperaturas, enfrentamos o ar frio, capaz de causar irritação nas mucosas que revestem as vias nasais, provocando inflamações. Essa condição acaba facilitando a entrada para vírus e bactérias que podem causar infecções no aparelho respiratório, formado pela boca, nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e sacos alveolares.

O ar seco, por sua vez, também traz a concentração de poluentes na atmosfera, causando maior sofrimento àqueles que já vivem com uma doença respiratória. São nessas condições que vírus como o da gripe acabam se proliferando, tornando comum surtos, assim como crises asmáticas, de sinusite e bronquite.

Além da baixa umidade do ar e aumento da poluição, os dias frios acabam tornando comum que pessoas se mantenham aglomeradas por mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, favorecendo o desencadeamento de doenças respiratórias e transmissão de gripe, resfriados, Covid-19 e outros vírus. Devido a isso, é importante tomar os cuidados necessários.

E para ajudar nessa prevenção, nós, da Estrela, selecionamos os principais cuidados que você precisa ter nessas estações. Acompanhe o conteúdo até o final e se cuide!

Entre as doenças respiratórias mais comuns que surgem durante essas épocas do ano estão:

Sinusite;
Bronquite;
Asma;
Pneumonia;
Alergias;
Otite;
Gripe.

 

Principais cuidados para evitar as doenças respiratórias

 

Mantenha o cartão de vacina atualizado

Um dos principais cuidados que você precisa ter na hora de se prevenir é sempre estar vacinado contra vírus, além de outras bactérias. A vacina é um dos aliados mais importantes para evitar gripes, resfriados e muito mais.

Por isso, é importante verificar como anda o seu cartão de vacina, além de todos os membros da sua família. Entre os grupos, se atente às crianças e aos idosos, que estão mais frágeis nesta época.

A rede de Farmácias Estrela trabalha com o calendário vacinal completo para todas as idades, farmacêuticos habilitados e salas de aplicação seguras e individualizadas. Confira nossas lojas com o serviço de vacinação disponível. 

Evite locais com grande aglomerações

Locais com grandes públicos estão mais propícios à contaminação e transmissão de doenças respiratórias. Isso porque, você não sabe quem está doente ou com o vírus.

Essa é uma das principais recomendações que foram feitas durante a pandemia da Covid-19, no qual é indicada até hoje por profissionais. Agora, se você está doente, evite sair de casa após procurar um médico especialista.

Lembre-se sempre de beber água

Tomar bastante líquido é fundamental para se manter hidratado, assim, você consegue evitar o ressecamento das vias aéreas. Saiba que elas auxiliam na produção do muco protetor.

O indicado é beber 2 litros de água por dia para se manter hidratado. Além desse líquido, invista também em chás, sopas, entre outras formas de se manter saudável.

Evite contato com pessoas doentes

No topo da lista, está o contato com as pessoas doentes. É fundamental ficar longe de indivíduos que estão com alguma condição de saúde transmissível. Dessa forma, é possível evitar doenças respiratórias.

Alimente-se bem

Se manter saudável é fundamental para garantir um sistema imunológico fortalecido. Por isso, é indicado montar um cardápio rico em nutrientes, assim, você consegue ficar protegido durante essa mudança de estações.

Além disso, é importante ressaltar que a Vitamina C deve ser inserida diretamente no seu dia a dia. Saiba que ela é uma das grandes aliadas na hora de prevenir contra doenças respiratórias.

Lave sempre as mãos

A higiene é um dos hábitos que devem ser adotados independente da época do ano, seja nas estações mais frias ou quentes. Isso porque, as mãos são as fontes de contágio de doenças, como a gripe.

Por isso, mantenha suas mãos sempre limpas com água e sabão, caso não tenha, você pode usar álcool em gel. O importante é manter essa região higienizada, para evitar a transmissão de doenças.

Respire pelo nariz

Por que respirar pelo nariz previne doenças? O nariz possui a função de filtrar o ar que respiramos, além de aquecê-lo antes que chegue aos pulmões.

A boca não executa essa mesma função do nariz. Além disso, muitas vezes sem mesmo perceber, respiramos volumes maiores de ar através dela. Dessa forma, o ar gelado pode causar alguma condição, como resfriados e gripes.

Se você sente algum desconforto respiratório, a dica é lavar o nariz com frequência, utilizando soro fisiológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *