Novembro Azul: diagnóstico precoce é decisivo para o tratamento do câncer de próstata

Com o número de casos de câncer de próstata em alta, o Novembro Azul chega com alerta aos cuidados com a saúde masculina no combate a essa doença – é o tumor mais incidente no público masculino após o câncer de pele. Isso significa que representa o maior número de casos entre homens.

Embora a cultura do cuidado com a saúde masculina não esteja tão presente nos homens, é preciso atenção. Para se ter uma ideia, somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para 2022, conforme o Instituto, são projetados 65.840 casos da doença.

Mas, afinal, você sabe o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa não mais de 20 gramas e é bem parecida a uma noz. Ela fica abaixo da bexiga, portanto, em contato com o aparelho urinário. A principal missão dessa glândula, juntamente às vesículas seminais, é a nutrição e o transporte de espermatozoides.

Importância da conscientização

Por ser uma doença de alta incidência, o Novembro Azul chega para mobilizar homens de todas as idades para os cuidados com a saúde masculina. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, a frequente ida ao médico é recomendada, especialmente em caso de qualquer dúvida, suspeita, desconforto e percepção de alteração ou sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Cuidados essenciais

Embora não tenha como se precaver totalmente contra o câncer de próstata, a boa notícia é que cuidados básicos podem ajudar. Entre as dicas está uma alimentação rica em cereais integrais, frutas, especialmente as vermelhas, como tomate, romã, melancia e goiaba brasileira, evitando o excesso de gordura e de carnes vermelhas, além de 30 minutos diários de exposição ao sol.

Mas apenas isso não basta para a prevenção do câncer de próstata. Mesmo sem sintomas, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos consultem um especialista para serem avaliados e, assim, iniciarem um acompanhamento periódico. Se houver histórico familiar ou algum sintoma, como dificuldade para urinar, sangue no esperma e disfunção erétil, é importante procurar ajuda médica o quanto antes. Homens negros, obesos ou com casos na família são mais propensos a desenvolver câncer de próstata mais cedo, por isso, o alerta deve ser redobrado. Nesses grupos de maior risco, o conselho é de que se comece o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Embora novembro seja marcado pela campanha de prevenção ao câncer de próstata, o cuidado com a saúde masculina e a orientação e consulta com um especialista são bem-vindos todos os meses do ano. Com o autocuidado permanente, é mais fácil ter uma vida longa e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *