O longo período de chuvas registrado no Paraná e a retomada das altas temperaturas acende um alerta para o aumento no número de casos de dengue. Com condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus, o panorama da doença começou a mudar. Dados do recente Boletim Semanal da Dengue, divulgado na terça-feira (18) pela secretaria estadual da Saúde, por exemplo, apontam que o estado já registrou 90 novos casos confirmados da doença.
O período epidemiológico, que teve início em agosto, soma até agora 1.160 casos confirmados, além de 3.478 que seguem em investigação. No total, são 12.636 notificações para a dengue distribuídas nos 299 municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado. Em Cascavel, de acordo com a Secretaria de Saúde, são 601 notificações e nove casos positivos contabilizados até o dia 14 de outubro.
Assim como a maioria das doenças, o ponto-chave para evitar o agravamento dos casos de dengue é o diagnóstico precoce. Na rede de Farmácias Estrela, oferecemos um exame laboratorial rápido capaz de detectar o antígeno NS1 presente nos quatro sorotipos do vírus. Esse tipo de teste é indicado para pessoas com suspeita de infecção aguda na fase inicial da doença, do primeiro ao quinto dia após o início dos sintomas.
O exame pode ser utilizado tanto para auxiliar no diagnóstico de infecção aguda ou prévia por dengue, quanto para avaliar a indicação de vacina. Isso porque a imunização é indicada somente para pessoas que já foram infectadas pelo vírus e, desta forma, apresentam sorologia positiva para a doença. Pessoas que tomam a vacina sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue têm um risco maior de desenvolver a forma grave da doença.
Como funciona o exame rápido de dengue?
O exame é realizado através da tecnologia do Hilab, dispositivo inovador que associa internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (AI) para acelerar o diagnóstico. O equipamento cabe na palma da mão e utiliza apenas algumas gotas de sangue do dedo do paciente, possuindo um mecanismo menos invasivo.
Após a coleta, o sangue é colocado em uma cápsula, que é inserida no dispositivo, em contato com os reagentes bioquímicos. A amostra é, então, “digitalizada” e transmitida instantaneamente via internet para análise pela equipe do laboratório da Hi Technologies. Isso é possível porque em contato com o sangue coletado, os reagentes geram efeitos que podem ser medidos, como mudanças na densidade ótica e na cor.
Para o paciente, fica a impressão de que o dispositivo está enviando o resultado para ele, mas o que realmente acontece é que o sangue dele foi digitalizado, “viajou” na internet e foi submetido a um processo de dupla verificação: da inteligência artificial e de especialistas em análises clínicas.
No laboratório, a equipe de biomédicos atua em conjunto com robôs (programas capazes de ler exames, utilizando técnicas de inteligência artificial e parâmetros pré-estabelecidos pela equipe da empresa) para dar o resultado. Assim, em poucos minutos, os profissionais analisam e liberam o laudo validado, também via internet, através de SMS ou e-mail para o paciente, que também pode acessar o resultado através do site do Hilab. Todo o processo, desde a coleta até o envio do resultado, tem um período máximo de duração de até 30 minutos. Além disso, os laudos obedecem aos padrões da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e o dispositivo é autorizado pela Anvisa.
Não é necessário estar em jejum, nem apresentar uma guia ou recomendação médica. Também não há restrição de idade ou outro fator.
Vacina contra a dengue
Também é possível se vacinar contra a dengue na Estrela. O esquema vacinal consiste em três doses, aplicadas em intervalos de seis meses entre elas, e é indicado para pessoas que se encontram em regiões onde a incidência da doença é maior. A vacina é produzida com vírus atenuados, ou seja, enfraquecidos, e pode ser aplicada pelo menos após 30 dias da confirmação da infecção. No Brasil, a imunização, oferecida somente na rede particular, é indicada para prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos. No entanto, como já mencionado, a Dengvaxia – nome da vacina – só pode ser feita por quem já teve a doença.
Onde fazer o exame?
O exame está disponível na loja de cuidados especiais da rede de Farmácias Estrela, localizada na Rua Souza Naves, 3205, no Centro de Cascavel. Para dúvidas ou mais informações, ligue (45) 3096-1313 e converse com um de nossos farmacêuticos.
Para saber mais sobre todos os serviços disponibilizados pela rede Estrela, clique aqui.
Importante: o exame não substitui um diagnóstico médico e o laudo deve ser levado para avaliação. Outras arboviroses podem interferir no resultado do teste, principalmente a Zika. Considere a janela imunológica e também a data de início dos sintomas.
Presizo fazer exame de denge
Olá Pedro, tudo bem? Para fazer o exame da dengue é só ir em nossa loja de cuidados especiais, localizada na Rua Souza Naves, 3205, no Centro de Cascavel. Para dúvidas ou mais informações, ligue (45) 3096-1313.
O número de telefone indicado não atende