Você já parou para pensar em como anda a qualidade da sua alimentação? O Dia Mundial da Saúde e Nutrição, celebrado hoje, 31 de março, é a oportunidade ideal para refletirmos sobre o cuidado que estamos tendo com o que comemos e, consequentemente, com o nosso corpo e a nossa saúde. Mas, afinal, o que é a nutrição e qual a importância dos bons hábitos alimentares?
A nutrição é um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que o nosso corpo execute as suas funções vitais. Quando comemos, transformamos os alimentos em substâncias chamadas de nutrientes, por meio da digestão. Esses nutrientes são absorvidos e ajudam no crescimento e desenvolvimento do nosso organismo, e estão diretamente interligados com a nossa qualidade de vida.
Quando consumimos os alimentos corretos, o nosso corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter-se em pleno funcionamento, ajudando a prevenir diversas doenças, como a anemia, diabetes e a obesidade. Do contrário, uma alimentação ruim é capaz de ocasionar prejuízos à saúde e proporcionar o surgimento de enfermidades. Vale ressaltar que a nossa saúde mental também é diretamente beneficiada pela nutrição.
Em cada fase da vida, o corpo humano possui necessidades nutricionais distintas. As boas práticas que envolvem uma boa alimentação, inclusive, começam desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e devem ser mantidos no decorrer da vida.
Entre os benefícios de uma alimentação saudável estão:
Prevenção de doenças
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60,3% da população adulta brasileira apresenta excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas. Dessa forma, comer alimentos saudáveis é uma forma de combater doenças crônicas, proporcionando a melhora na qualidade de vida. Muitos itens que ingerimos diariamente são associados ao desenvolvimento de doenças, como – além da obesidade -, câncer, doenças cardíacas, diabetes e outras enfermidades crônicas, a exemplo de hipertensão e dislipidemia. Por isso, alimentos ricos em açúcares e gorduras simples devem ser consumidos moderadamente.
Retarda o envelhecimento
Comer bem também ajuda a evitar doenças que podem diminuir a expectativa de vida. O consumo de alimentos saudáveis, em combinação com exercícios, pode estender a expectativa de vida.
Equilíbrio hormonal
Sempre que comemos algo, nosso corpo libera hormônios em quantidades que podem estar em equilíbrio ou não. Com um balanço entre proteínas e carboidratos, em cada refeição e lanches do seu dia, o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados, auxiliando não só no combate à obesidade e ao diabetes, como em diversos outros fatores que afetam diretamente na nossa qualidade de vida.
Combate às dores corporais
Desconfortos musculares, como dores nas costas e nas pernas, podem ser resultados da má alimentação, causando indisposição para realizar as atividades do dia a dia. Existem alimentos que previnem o desgaste muscular e auxiliam na sua regeneração. Além dos alimentos que tem propriedades anti-inflamatórias, como os peixes, gengibre e abacate.
Melhora do humor
Para ter uma mente saudável é necessário um corpo saudável. Se você fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa, sua mente lhe recompensará. Uma boa alimentação reduz alterações de humor e pode contribuir na manutenção da liberação do cortisol, o hormônio do estresse. Consumido os nutrientes adequados você vai se sentir mais equilibrado, em forma e com mais energia para aproveitar a sua vida ao máximo.
Aumenta a energia
A ingestão de alimentos saudáveis também garante mais energia e disposição para executar as atividades do cotidiano. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade. Bons hábitos alimentares proporcionam o equilíbrio dos nutrientes essenciais para o fornecimento de energia, além disso, alguns alimentos, como a banana, também podem despertar e fortalecer áreas cerebrais relacionadas ao humor.
Cuidado com dietas mirabolantes
É comum que pessoas acima do peso adotem dietas que entram e saem de moda, mas, antes de seguir qualquer uma delas, é imprescindível consultar a opinião de um nutricionista ou nutrólogo. Cada organismo é único e deve ser entendido de forma profunda para que o profissional relacione os tipos de alimentos que são melhores para ele.
Nutrição na Estrela
O serviço de nutrição tem como principal objetivo garantir a assistência nutricional direcionada às necessidades dos clientes, visando a qualidade, o atendimento personalizado e a melhora da qualidade de vida por meio de uma alimentação com nutrientes balanceados. Mantemos um estoque em permanente atualização, com linhas completas de nutrição enteral e suplementação alimentar, além de suporte técnico nutricional para atendimento aos clientes que necessitam de assistência. Converse com nossa nutricionista, esclareça suas dúvidas e tenha o melhor acompanhamento.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber dessas informações.
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas, novidades e ofertas!
Facebook | Instagram | Compre aqui (Televendas/WhatsApp) | Ofertas