Vacine-se contra a Dengue

O aumento no número de casos de Dengue no Brasil nas primeiras quatro semanas de 2024 mais que triplicou em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento se deve as alterações climáticas nos últimos anos, pois muito calor combinado com muita chuva são o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti – mesmo mosquito responsável pela Zika, Chikungunya e febre amarela.

O Aedes aegypti praticamente não faz som audível antes de picar, mede menos de um centímetro e é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. Ele se prolifera em ambientes úmidos e com água parada, põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas – qualquer objeto que possa armazenar água da chuva – até mesmo uma tampinha de garrafa é o suficiente.

Deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde todo indivíduo que apresentar febre alta de início repentino, dor de cabeça, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Até o momento, não existe tratamento específico para a Dengue. Por isso, a orientação é: repouso, hidratação oral (com água e soro caseiro) e uso de paracetamol ou dipirona para a dor e febre (conforme orientação médica).

No entanto, se os sintomas evoluírem para dor abdominal intensa, vômito e sangramento na boca, nariz, urina e fezes, significa que a Dengue pode estar na fase hemorrágica e, nesses casos, o paciente deve ser hospitalizado imediatamente, pois há risco de hemorragias severas, choque e falência de órgãos. O paciente internado, será mantido hidratado por meio de soro administrado na veia e serão monitoradas as condições de saúde de forma constante. Em avaliação médica pode ser avaliada a possibilidade da utilização de oxigênio e transfusões de sangue.

A expectativa é que o indivíduo (adulto ou criança) esteja recuperado em, no máximo, 14 dias.

Para se proteger da dengue, é crucial combinar diferentes estratégias. Repelentes e inseticidas, quando usados corretamente, podem repelir os mosquitos transmissores e o uso de mosquiteiros e telas nas janelas garantem uma barreira física contra os insetos, principalmente para bebês abaixo de seis meses que ainda não podem usar repelentes.

No entanto, a melhor forma de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não deixar água parada, em qualquer recipiente, vai impedir a proliferação do mosquito e quebrar o ciclo da doença.

 

Vacina contra a Dengue – QDENGA

É possível se prevenir contra a Dengue através da imunização com a vacina Qdenga.

A Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade e pode ser utilizada tanto pelo paciente que já teve Dengue, quanto em quem nunca tenha manifestado a doença.

A Rede de Farmácias Estrela oferece a vacina Qdenga contra a Dengue em unidades selecionadas no valor de R$ 370,90 com a aplicação. Para mais informações, você pode se dirigir até uma de nossas lojas ou entrar em contato com o nosso WhatsApp através do telefone (45) 99916-8672.

Confira matéria:

https://globoplay.globo.com/v/12311912/

 

#Dengue #sintomas #prevenção #saúde #farmácia #vacina #Qdenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *